Crianças têm como sua maior característica a imaginação sem limites. O hábito da leitura nessa fase é um estímulo para isso, é um combustível e traz mais vantagens que qualquer batalha vencida pelo rei ou pela rainha poderia sonhar. Tudo começa com o estímulo dos pais: ler para uma criança e estimulá-la a estar próxima dos livros deve ser cultivado desde os primeiros anos de vida.

Um estudo recente revelou que crianças que leem em casa, com os pais, entram para a escola tendo ouvido cerca de 1,4 milhão de palavras a mais que uma criança que não recebe esse estímulo. Isso resulta em um desenvolvimento maior do vocabulário, já que as palavras dos livrinhos nem sempre são aquelas utilizadas comumente no dia a dia. Além disso, colabora com a aprendizagem nos primeiros anos de vida escolar.

Ainda, a literatura infantil estimula não apenas o vocabulário dos pequeninos, mas também proporciona e desenvolve habilidades emocionais, como a empatia, considerada uma das habilidades sociais mais essenciais ao ser humano ao longo da vida. Ao entrarem na jornada de um livro, as crianças “incorporam” outras personagens, se colocando em seus lugares nas histórias.

Algumas dicas para incentivas a leitura na infância? Temos!
– Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo
– Torne a leitura divertida
– Preste atenção a possíveis dificuldades
– Apresente diferentes gêneros literários
– Leve a criança para passeios de leitura
– Conecte a leitura com os interesses da criança

Os livros são companheiros para a vida toda, nos levando para mundos fantásticos. Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é importante reservar uns minutos por dia para a leitura. Leia para a gurizada que o retorno é imenso!

 

 

 

 

 

Baby photo created by prostooleh – www.freepik.com

Escrever um comentário