Voltar ao convívio dos colegas e professores pode ser um desafio para a criançada. Depois das férias de verão, a escola está esperando com novidades e um momento de adaptação é sempre necessário. Para facilitar esse processo, a criança deve ser lembrada aos poucos do seu compromisso escolar, para que ela retorne com toda dedicação e vontade.

Isso ainda se intensifica quando há troca de colégio ou é a primeira vez que a gurizada vai pra aula. Professores e conteúdos diferentes, novos colegas, saudade dos amiguinhos que ficaram na escola antiga: tudo isso influencia no aprendizado e concentração. Algumas dicas podem ser levadas em consideração para aliviar a pressão nesses momentos, como conversar com a criança sobre como foi o dia na escola e ir destacando os pontos positivos enquanto ela vai contando as histórias. Reforce o lado bom da rotina escolar!

Também não repreenda se ela estiver chateada: criança também pode ficar triste. Abrace-a e entenda que essa é uma maneira dela se expressar. Aí, novamente, aproveite para reforçar o lado bom da escola. O diálogo é e sempre será a principal ferramenta. Ainda, explique como é importante fazer novos amigos e criar laços com os coleguinhas e professores. Lembre-se: a adaptação não é instantânea, então paciência é essencial.

Fiquem atentos às mudanças e reclamações dos pequenos, e saibam que logo todos estarão adaptados às novidades. Outra dica pro papai e pra mamãe é passar na Pellin e se preparar para aqueles detalhes do ano letivo, deixando a gaveta de meias sempre renovada e as calcinhas e cuequinhas também!

 

 

 

 

 

Background photo created by pressfoto – www.freepik.com

Escrever um comentário