Você sabia que nós estamos no Agosto Dourado? A homenagem é para o leite materno, enquanto alimento que vale ouro para a saúde dos bebês. Instituído pelo Congresso brasileiro em 2017, o calendário agora conta com esse período anual totalmente dedicado a informar e debater a importância da amamentação.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que os pequenos sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida, e que depois desse período comece a introdução alimentar – sem deixar a amamentação de lado. Isso porque esse alimento é o mais completo e equilibrado para a criança, já que atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais.

Entre os diversos benefícios para os bebês, está o de colaborar com a formação do sistema imunológico e prevenir alergias, anemia, intolerância ao glúten, e mais outras tantas maravilhas. As vantagens chegam até as mães também, pois amamentar está diretamente ligado à redução do risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional. Além disso, contribui para a volta do útero ao tamanho normal e protege a lactante contra câncer de mama e ovário.

O leite materno é completo e traz com ele não somente saúde, mas também momentos especiais e inesquecíveis, com o aumento do vínculo entre mamãe e bebê.

Escrever um comentário