São dois elementos que se destacam na noite de Natal: a decoração e a refeição. Os enfeites espalhados pela casa geralmente são associados à felicidade que essa época carrega, com muitas luzes e cores.

Pode ser bem tradicional, remetendo ao Papai Noel, pinheirinho enfeitado, bolinhas coloridas e pisca-pisca, porém não significa que não há espaço para novidades. A ideia é se divertir decorando! Inove com guirlandas de materiais diferentes, como barbantes coloridos, ou se você possui vasos decorativos pode adaptá-los ao espírito natalino.

Ainda, uma mesa farta de Natal não pode faltar. O peru, o arroz com passas, o panetone de sobremesa… já sabemos o roteiro de cor e salteado. Que tal aproveitar o momento especial para tentar umas receitas diferentonas para a ceia?

Polenta cremosa com camarão e ricota
Ingredientes para a polenta
5 xícaras de farinha de polenta
15 copos de água
5 colheres de queijo ralado
Sal a gosto
Ingredientes para os camarões
20 camarões grandes
Uma colher de alho
5 colheres de Azeite
Duas colheres de manteiga
Licor ou conhaque
Ingredientes para a ricota
500g de ricota com pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo
– Em uma panela, deixe a água ferver e cozinhe a polenta por cerca de 30 a 40 minutos, até que ela fique bem homogênea. Adicione o sal e o parmesão e deixe ficar em temperatura morna.
– Em uma frigideira, coloque o azeite e deixe esquentar bem. Coloque os camarões e o alho, com cuidado para não deixar queimar. Coloque um pouco do conhaque e, após estarem cozidos, coloque a manteiga e deixe formar um creme.
– Coloque no prato a polenta com os camarões e, por cima, a ricota em pedaços.

Brownie de Natal
Ingredientes
100g de manteiga
170g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
300ml de creme de leite fresco gelado
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
300g de morangos sem folhas para decorar
Modo de preparo
– Primeiro, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Quando ambos estiverem derretidos, retire do banho-maria e coloque o açúcar. Adicione os ovos mesclando com um fouet. Finalize colocando farinha.
– Despeje a mistura em uma forma untada e asse no forno preaquecido 180°C por 20 minutos. – Espere esfriar. Corte em quadradinhos mais ou menos do mesmo tamanho.
– Para o chantilly, misture o creme de leite e o açúcar na batedeira até virar uma creme uniforme. Coloque em um saco de confeitar e comece a montagem.
– Em cada pedaço do doce, coloque uma camada de chantilly e um morango por cima, finalizando com uma pitada do creme na ponta do morando, como se fosse um chapéu de Papai Noel.

 

 

 

 

Christmas photo created by senivpetro – www.freepik.com

Escrever um comentário