Gurizada de férias e o que fazer pra distrair esse pessoal? Uma sugestão é brincar com o slime, nova febre da galera mais novinha. Mas, na verdade, os adultos também podem se divertir – e muito – com essa brincadeira. Traduzindo do inglês, slime significa pegajoso, o que, de fato, é exatamente o que parece: uma meleca viscosa.

Só que o slime é extremamente maleável, podendo ser esticado e moldado da maneira que quisermos. Além de ele poder ser adquirido em lojas de brinquedos, por exemplo, ainda há diversas receitas caseiras pela internet que ensinam a fazê-lo. Ele pode ser super colorido e até ter glitter, tudo para agradar os pequenos. Além de lúdica, a meleca ainda proporciona uma experiência sensorial, estimulando o reconhecimento de formas, cores e texturas, entre outros benefícios às crianças.

O único defeito é que, entrando em contato com tecidos, móveis, cabelo… o slime gruda mesmo! Para ninguém deixar de lado essa brincadeira divertida, selecionamos algumas dicas para tirar slime do sofá, da roupa e do cabelo. Confira abaixo:

SOFÁ

Use:
Sabão líquido de sua preferência ou detergente lava-louça
Escovinha
Água quente

Modo de fazer:
– Cubra toda a mancha com sabão líquido e esfregue com a escovinha. Aplique água quente, esfregue mais e deixe de molho por aproximadamente 20 minutos. Esfregue novamente e enxágue.
– Se o tecido não puder ser lavado em água quente, deixe de molho por mais tempo. A dica funciona com eficiência em sofás, tapetes e colchões.

Use:
Espátula
Escova de dente
Pano úmido
Sabão
Secador de cabelo

Modo de fazer:
– Remova o excesso de slime com a espátula. Depois, aplique o sabão e esfregue com a escova de dente. Com um pano úmido, remova os resíduos. Finalize secando com o secador de cabelo.

 

ROUPA

Use:
Vinagre
Sabão em pó ou líquido

Modo de fazer:
– Aplique abundantemente o vinagre em cima da mancha e esfregue bem. O corante da meleca irá permanecer na roupa, mas para tirar, basta lavar a peça normalmente, com sabão em pó ou líquido.

 

CABELO

Use:
Sabão neutro, shampoo de bebê, detergente neutro ou condicionador

Modo de fazer:
– Com qualquer um desses produtos, o processo é basicamente o mesmo. Leve a criança para o banho e molhe bem os cabelos dela. Aplique o produto que preferir e vá massageando, tirando o slime aos poucos. Pode usar um pente para ajudar nesse trabalho. O ingrediente secreto? Uma boa dose de paciência!

 

 

 

 

 

 

Créditos: Chris Finger

Escrever um comentário