Não é fácil assim nos dias de hoje se manter zen, super calmo e levando tudo na maior tranquilidade. Às vezes, o estresse vem mesmo com tudo. E, às vezes, a nossa personalidade é assim mesmo, com o pavio um pouco mais curtinho.

Porém, quem vive estressado precisa lembrar que tudo isso pode (e vai) ter volta: o corpo responde a tudo! Saiba mais sobre os efeitos que isso pode trazer ao seu corpo.

Imunidade baixa
O estresse libera um hormônio chamado cortisol, que causa fadiga e afeta a imunidade. Quando a pessoa está com um nível de estresse muito alto, fica doente constantemente.

Doenças de pele
Quando algo dentro do nosso corpo não anda bem, isso acaba se manifestando externamente. Quando estamos estressados durante um longo período, alguns sintomas começam aparecer. Na pele pode se manifestar através de placas vermelhas, eczemas ou até mesmo alergias.

Desequilíbrio de peso
A pessoa estressada pode perder e ganhar peso num curto espaço de tempo já que, em momentos em que o estresse está mais latente, hormônios como cortisol e adrenalina são liberados e influenciam diretamente na nossa vontade de comer.

Queda de cabelos
Sabia que ficar estressado afeta o nosso cabelo? Pois é, ele faz com que o curso natural sofra uma quebra, gerando uma queda considerável. Normalmente não é um sintoma que aparece rapidamente, podendo levar até três meses para se manifestar.

Problemas de estômago
O estresse gera uma elevação na quantidade de ácidos no estômago, podendo gerar enjoos, gastrite nervosa, vômitos e, em casos mais agudos, uma úlcera. Influencia também na desregulação do intestino.

Problemas de memória
Estar muito estressado faz com que nossa memória fique bastante fraca, pois ele eleva a quantidade dos chamados glicocorticóides no cérebro, dificultando a capacidade de guardar informações.

Dor de cabeça
O estresse contínuo provoca uma pressão nos ombros e no pescoço, levando ao estreitamento dos vasos sanguíneos e diminuindo a passagem do sangue que vai para o cérebro. Isso gera uma dor de cabeça muito forte e pode afetar também o sono, levando a pessoa a ter insônia.

 

 

 

 

Hand photo created by drobotdean – www.freepik.com

Escrever um comentário