Mindfulness é um termo que anda bem popular ultimamente. Literalmente, a palavra significa “atenção plena”, e propõe que a interação que temos com tudo na nossa vida seja feita de maneira mais consciente, aberta e gentil, aproveitando o aqui e o agora. Ainda, nos estimula a estarmos no controle das nossas reações e escolhas, encarando a vida e enfrentando seus desafios e demandas do dia a dia.

O mundo atualmente nos exige velocidade, com tarefas, responsabilidades e pressões que podem nos desconectar de nós mesmos. Pensamentos negativos e atitudes ansiosas podem nos sobrecarregar e precisamos tomar cuidado para que isso não tome conta das nossas vidas.

Exercitar a atenção plena é aceitar as experiências que temos, e não nos basearmos na reação à experiência em si. Devemos acolher as condições naturais da vida e criar a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional, assim ficamos conscientes e atentos às nossas respostas e reações.

Temos uma sugestão de exercício pra adotar um pouco dessa prática. Tente fazer três vezes ao dia, reservando apenas 30 segundos para cada item. É fácil, prático e pode ajudar bastante. Confira:

1 – Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Perceba sua respiração, prestando atenção especial ao seu estômago, aos movimentos que ele faz quando inspiramos e expiramos.

2 – Sinta as sensações corporais desse momento: tensões musculares, dores, qualquer sensação, mas não tente modificá-la, apenas a observe. Tome nota disso, como “estou agitado”. Perceba que está tendo essa experiência e a aceite.

3 – Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você as está vivendo. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar, e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

 

 

 

 

 

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