O tempo frio pode ser prejudicial à nossa tão delicada pele. Para piorar, às vezes até esquecemos de uma parte do corpo muito importante, que nos sustenta e nos leva a todos os lugares: os pés. Eles podem sofrer com calos, bolhas, ressecamento e fissuras, entre outros problemas, já que ficam confinados a calçados fechados o tempo todo. Reunimos abaixo algumas dicas para proteger e cuidar dos pezinhos durante o inverno.

Hidratação: hidratar muito a região é essencial, obviamente. O ideal mesmo é aplicação diária de cremes hidratantes, como parte da rotina, e de preferência logo após o banho. Na hora de escolher o produto, procure os específicos para os pés, com ingredientes como ureia, óleo de amêndoas ou de algodão, manteiga de karité, pantenol e gerânio.

Esfoliação: ela potencializa a maciez. A área pode ser esfoliada semanalmente, eliminando as células mortas e trazendo renovação à pele. Existem produtos à venda para essa função, mas você pode muito bem substituí-los por receitas caseiras, como misturas de mel com açúcar cristal, por exemplo. Lixar, só em último caso.

Secagem: nunca, jamais, em tempo algum calce seus sapatos com os pés úmidos. Isso favorece o aparecimento de micoses, fungos, frieiras e outras coisas chatas como essas. Após o banho, seque muito bem a área, com atenção especial entre os dedos. Se a transpiração for algo comum, mesmo no inverno, lembre-se de sempre trocar suas meias e seque os pés ao longo do dia.

Dica especial: antes de dormir e depois do banho, com os pés bem sequinhos, aplique o creme hidratante da sua escolha e coloque meias de algodão. É o melhor tecido para evitar que os pés fiquem sem respirar. Em seguida, deite e durma a noite toda, tendo a certeza de que seus pés estarão hidratados durante o frio.

 

 

 

 

 

Designed by Freepik

Escrever um comentário