Manter a saúde mental em dia nesse período de tantas restrições e de muita saudade pode ser algo complicado. Reunimos aqui algumas dicas para manter a sanidade e a calma durante o isolamento social. O importante é sabermos que tudo isso vai passar e que, colaborando com os processos de higiene e segurança, estaremos ajudando não somente a nós mesmos, mas toda a comunidade. Confira:

– Cuidado com o excesso de informações: tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo. Filtre a qualidade e a quantidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas. É importante estar muito bem informado, sim, mas por meio de veículos de confiança e não alarmistas.

– Faça coisas que gosta: ouvir uma boa música, fazer um curso on-line, fazer aquela leitura que você está adiando, assistir aquela série ou filme que te recomendaram são sugestões.

– Aproveite para colocar coisas em ordem: arrumação de armário, organização de arquivos no computador e de e-mails ou cuidar das plantas da casa. Fazer isso pode ajudar a relaxar e ocupar a mente.

– Conecte-se com pessoas: tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas on-line e interagir com os que estão na sua casa. Seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo. Não se isole e peça ajuda se precisar.

– Cuide do seu corpo: tente praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável. Relaxar, meditar e fazer um alongamento fazem diferença na saúde física e mental.

– Pratique a resiliência: tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Descubra qual o seu melhor jeito de passar por tudo e lembre-se que isso não irá durar para sempre.

– Tente estabelecer uma rotina: procure fazer coisas nos mesmos horários, criando uma rotina de trabalho e autocuidado. Isso ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo.

 

 

 

 

 

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