A gente sabe muito bem que a melhor companhia pra assistir aquele filme que a gente tanto está querendo ou pra curtir diversos episódios de um seriado super indicado não é a família, os amigos e nem o mozão. Já adivinhou? Sim, a resposta correta é: PIPOCA!

Essa relação de puro amor, relacionando a pipoca ao entretenimento, vem de longe, desde os pipoqueiros presentes nos circos e, a partir dos anos 20, aparecendo como opção de lanche nas salas de cinema. A pipoca salgada é a mais popular, em suas variações que podem conter, além do sal, por exemplo, temperos ou manteiga. Porém, as versões doces também são muito gostosas, por isso seguem abaixo três receitas para você fazer em casa e variar um pouco o cardápio na hora de ir pra frente da TV. Confira!

Pipoca doce de brigadeiro

Ingredientes:
4 colheres de sopa de milho para pipoca
4 colheres de sopa de óleo

Para o brigadeiro:
1 caixinha de leite condensado
3 colheres de achocolatado ou chocolate em pó
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
chocolate granulado(opcional)

Modo de fazer:
– Em uma panela grande, esquente o óleo. Então, coloque o milho, mexa um pouco e coloque a tampa. Lembrando: se quiser fazer quantidade maior ou menor de pipoca, a regra é uma colher de sopa de óleo para cada colher de sopa de milho.
– Preste atenção quando os grãos começarem a estourar. Quando os estouros estiverem terminando, com tempo bem espaçado entre eles, é hora de desligar o fogo. A pipoca está pronta! Coloque em um refratário e reserve.
– Em outra panela, coloque o leite condensado, o achocolatado e a margarina. Mexa bem até começar a desgrudar do fundo da panela.
– Para servir, vá distribuindo o brigadeiro em cima da pipoca, bem devagar. Coloque o chocolate granulado e misture bem.

 

Pipoca doce com açúcar mascavo

Ingredientes
1 xícara de milho para pipoca
1 xícara de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de água
Óleo

Modo de fazer:
– Estoure normalmente a pipoca no óleo. Depois de estourada, coloque a pipoca numa bacia e reserve.
– Em uma panela, leve ao fogo o açúcar mascavo e a água, mexendo sempre. O ponto desejado é quando a calda atingir o ponto de fio: quando escorrer da colher formando um fio bem fino e curto.
– Despeje aos pouquinhos a calda sobre a pipoca estourada e mexa bem. Está pronta para servir!

 

Pipoca doce vermelha

Ingredientes:
½ xícara de açúcar
½ xícara de água (filtrada, de preferência)
¼ de xícara de óleo vegetal
½ xícara de milho pra pipoca
Gotas de corante alimentício vermelho
1 colher (sopa) de leite de coco

Modo de fazer:
– Coloque todos os ingredientes na panela. A quantidade de corante fica a seu gosto. No fogo, em temperatura baixa, mexa o tempo todo, até a mistura começar a engrossar.
– Esse processo é mais demorado que o normal: leva em torno de 15 minutos.
– Quando o milho começar a estourar, tampe a panela e chacoalhe. Proteja suas mãos com um pano para não se queimar. Tome cuidado. Se estiver fazendo em uma pipoqueira, é a hora de começar a mexer.
– Depois que toda a pipoca estourar, coloque em um refratário e sirva.

 

 

 

 

Background photo created by freepik – www.freepik.com

Escrever um comentário