Já ouviu falar em ikigai? Está ficando conhecido no mundo este conceito japonês que por lá é super antigo e tradicional: ele fala sobre como criar seu próprio meio de ser feliz e enfrentar problemas. Parece meio óbvio e básico, mas a sabedoria do Japão faz todo sentido quando paramos pra pensar em como lidamos com adversidades, como aproveitamos a vida e como nos comportamos no dia a dia.

A função do ikigai é tornar sua vida sustentável, deixando você mais independente e livre para escolher o que realmente lhe faz feliz e lhe satisfaz. Encontrar seu ikigai significa descobrir qual a razão que faz você acordar todos os dias e ter uma existência plena, feliz por estar vivo e por ter ocupações que lhe agradam.

Não é todo mundo que sabe qual é seu ikigai, mas a resposta está dentro de você. Para descobri-lo, você deve prestar atenção em si mesmo e se conectar com sua essência. Valorize as pequenas coisas, lembrando que a beleza está nos detalhes. No caminho para casa repare como aquela árvore está florida e bonita, como o sorriso de uma criança te faz sorrir também ou como o café está gostoso.

O ikigai está profundamente ligado com nossos talentos naturais e nossa autoestima. Dedique-se ao autoconhecimento e ele acabará se revelando. Assim, você pode incorporá-lo à sua vida, tornando seus dias mais realizados. Da mesma forma, repare no que não lhe faz bem e preste atenção nos opostos a isso: talvez ali resida seu ikigai.

Para finalizar, algumas dicas de como encontrar seu ikigai: siga seus instintos e não permita que os outros definam como você deve viver sua vida, evite agir de forma automática, valorize-se e nunca se compare a ninguém, pois cada pessoa é única e especial.

 

 

 

Designed by Senivpetro

Escrever um comentário