creditos-amanda-zanetteConversamos com o professor Daltro Lanner Monteiro para saber como ser alguém alto-astral, vendo a vida de maneira positiva e se divertindo no caminho. Ele é mestrando em Educação, especialista em Biopsicologia, pesquisador do Stress Educacional e coautor de livros sobre saúde mental e treinamentos comportamentais.

Influência do pensamento positivo

Segundo nosso entrevistado, de acordo com um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, as emoções positivas podem tornar alguém mais saudável, levando a entender que o pensamento positivo influencia nosso cotidiano. “Mas atenção! Não deposito todas “minhas fichas” em livros de autoajuda ou gurus de internet passando lições de vida, prefiro assumir as rédeas da minha vida e ter responsabilidade ela”, aconselha. Daltro ainda lembra que, da mesma forma, a negatividade influencia. Então, de olho no dia-a-dia: para cada pensamento triste, dois pensamentos alegres como remédio.

Sonhos alcançáveis

Passear seu pensamento pelos mais loucos dos sonhos talvez não seja tão saudável quanto parece. Que tal traçar metas para riscar o que está na sua lista de desejos? O professor dá a letra: sonhar é muito importante, mas é mais ainda saber aonde eu desejo chegar, com quem, como eu vou e, principalmente, quando. Tendo estas respostas em mente, o resto se arranja. Porém Daltro faz uma observação extremamente pertinente, ao dizer que quando as pessoas formatarem seus sonhos devem ter os pés no chão, planejando metas alcançáveis. É uma dica para evitar futuras frustrações. Ele dá um exemplo ótimo quanto a isso: “Meu sonho é ser astronauta. Queridos, tenho 1m90cm, peso 99Kg e nunca estudei os astros e sou péssimo em cálculos. Esse não é um biótipo e inteligência do astronauta!”

Rotina: amiga ou inimiga?

Sem firulas, Daltro respondeu na lata: inimiga! Ele explica que a rotina é altamente estressante. O professor aconselha a quebrar a rotina do cotidiano no trabalho, pois isto vai ajudar muito em sua felicidade. Já na vida pessoal, especificamente na vida amorosa, ele aponta três fatores comuns a relacionamentos de sucesso: respeito, tolerância e, claro, sistemáticas quebras de rotina, como viagens, jantares especiais, essas coisas.

Para finalizar a conversa, Daltro foi bem categórico ao lembrar que existem tantos vídeos e dicas de “gurus” na internet oferecendo receitas de sucesso e felicidade. Então, ele resolveu dividir com a gente sua lista de “10 passos para ser feliz”:

  1. IGNORE LISTAS E LIVROS QUE PROMETEM FELICIDADE!

Conheça mais sobre o professor Daltro Monteiro, seu trabalho e sua visão bem humorada da vida no site www.professordaltro.com.br.

Escrever um comentário