O Coronavírus veio com tudo para alterar de vez nossas rotinas. É preciso muito cuidado e trabalhar a paciência e a empatia para passar por essa provação. Não é preciso entrar em pânico, mas sim redobrar os cuidados com a higiene e manter-se distante por um tempo. Com o fato do tão importante isolamento social, é necessária maior cautela para não cair no papo de informações mentirosas que só atrapalham.

Como prevenir
A principal recomendação é lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, se possível, finalizar com o uso de antisséptico à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, depois de cuidar de pessoas, após ir ao banheiro e antes e depois de comer. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz usando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos e, se usar, lembre-se de higienizá-las em seguida. Utilize lenços descartáveis para assoar o nariz, jogando fora imediatamente e lave as mãos. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Isolamento social
Sabe por que é tão importante seguir as recomendações e ficar em casa? A transmissão ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O pior: às vezes a pessoa têm o vírus mas não sintomas, então sem fazer ideia ela pode estar multiplicando o vírus. Quem desenvolver o vírus pode apresentar um quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe, alguns podendo ser mais graves, por exemplo, idosos e pessoas que possuem doenças crônicas, como asma e diabetes.

Pets
Foi comprovado que nossos bichinhos de estimação não transmitem nem desenvolvem esse vírus, então pode fazer carinho sem problema. Eles são ótimas companhias para os dias de quarentena e vão amar esse tempo a mais com seus tutores. Pode sair pra passear com a cachorrada, lembrando que a orientação de veterinários é que locais com aglomerações, como parques lotados, por exemplo, sejam evitados, e que o pelo e as patas sejam limpados. Ainda, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel antes e depois de ter contato com os animais. Isso serve tanto para a proteção do bicho como para resguardar outras pessoas que convivem com ele. Se o tutor estiver com o vírus, além da higienização das mãos, é recomendada a utilização de luvas e máscaras.

Saúde mental
Em tempos de fake news, o desespero pode bater. Mantenha-se informado na medida do necessário, sempre por meio de fontes confiáveis e não vá atrás de fofoca de WhatsApp. Não repasse informação questionável. Avalie os conteúdos, quem escreveu e qual o veículo da imprensa publicou. Confie nas informações dos ministérios, das Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos jornais sérios. Ainda, o isolamento pode ampliar a ansiedade e o estresse, por isso dê suporte aos outros, ligue aos seus amigos. Demonstre seu afeto com a sua generosidade e não com seus beijos e abraços. Respeite o outro.

 

 

 

 

Medical photo created by freepik – www.freepik.com

Escrever um comentário