As férias foram ótimas mas agora é hora da gurizada voltar às aulas. Depois de tanto tempo de um rotina diferente, chegou o momento da escola ser o centro das atenções. Às vezes, o ritmo não retorna assim tão facilmente. Por isso, reunimos algumas dicas pra a galerinha – e a família toda, é claro – voltarem com tudo para a escola.

– É importante dizer que, apesar de todos os desafios, o ambiente escolar tem muito a construir para o crescimento dos pequenos. Na escola eles aprendem sobre independência, socialização.

– Converse sobre os medos da criança, deixando claro que todo o tempo a família está disposta a escutar os seus problemas e a ajudar a enfrentá-los.

– Tratar a escola como um ambiente agradável é um fator decisivo. Nunca se refira à escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas, como passeios ou presentes decorrentes do ato de ir à escola ou estudar não deve existir.

– Durante as férias, dormimos e acordamos mais tarde, acostumando nosso corpo com essas pequenas mudanças. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo uns dias antes da volta definitiva à escola.

– Confira com a criança se a mochila dela está nos conformes, checando os materiais, como cadernos, lápis e livros, e também uniforme e utensílios como a lancheira.

– Se puder, vá até a escola no retorno às aulas e apresente o novo professor à criança. Um bom relacionamento com o professor é imprescindível para o bem-estar na escola. Caso não seja possível, no final do dia, sente-se com ele e pergunte sobre como, sobre a nova professora e sobre os novos colegas de sala.

– Tranquilize seu pequeno em relação aos novos conteúdos e matérias do novo ano. Deixe claro que você e o professor ou professora estarão presentes para ajudá-lo no que precisar, além de ler, junto com ele, as apostilas e livros didáticos.

– A leitura é uma ótima maneira de estimular os pequenos a lidarem com os próprios sentimentos e as mudanças que a entrada de um novo ano letivo pode trazer. Encontre exemplares que falem sobre inseguranças comuns da infância, por exemplo, ou outros títulos que sirvam de inspiração.

 

 

 

 

 

School photo created by pressfoto – www.freepik.com

Escrever um comentário